Edificações

O Curso Técnico de Nível Médio em Edificações, do eixo tecnológico de Infraestrutura, visa preparar profissionais cidadãos com conhecimentos técnicos e éticos, possuidores de competências e habilidades administrativas, proporcionando sólida formação intelectual, ética e técnica, constatada através de estudos e sondagens realizados junto às oportunidades oferecidas pelo mundo do trabalho. Incentivando a participação no mercado de trabalho atual e no próprio negócio, como empreendedor.

Com o curso deseja-se formar um profissional técnico capaz de realizar sua atividade demonstrando domínio das ferramentas e tecnologias disponíveis no mercado, visualizando soluções otimizadas para a área. Para formar este profissional os professores trabalham as disciplinas de forma integrada, com exemplos e situações próximas à realidade vivenciada pelos alunos dentro da área.

O curso visa preparar profissionais-cidadãos competentes técnica, ética e politicamente com um novo perfil de saber aplicar conhecimentos, inovar e participar de atividades de planejamento, execução e acompanhamento de obras civis, auxiliando o profissional de nível superior. Acompanhar o processo de sondagem para prospecção do subsolo e coleta de amostras para análise de laboratórios. Executar atividades de desenhista de projetos relacionados à área de construção civil. Realizar levantamentos e locações topográficas. Elaborar relatórios de trabalhos da área, em empresas de prestação de serviços e no próprio negócio como empreendedor.

Com esse objetivo pretende-se desenvolver a educação profissional integrada às diferentes formas de educação, ao trabalho, à ciência e à tecnologia, além de oferecer oportunidades para a prática da educação continuada, qualificação e habilitação aos profissionais que já se encontram no mercado de trabalho buscando atualização de conhecimentos tecnológicos integrados ao exercício da cidadania e preocupações com o meio ambiente.

Habilitação em Técnico de Nível Médio em Edificações

Profissional que executa atividades específicas da área, tais como: concepção de projetos, planejamento e orçamento de obras, supervisão e execução de diferentes etapas do processo de construção, realização do controle tecnológico de materiais e do solo, conexão entre o planejamento e a execução de obras, liderança de equipes de trabalho, gerenciamento de canteiros de obras e treinamento de mão-de-obra. Possui qualificação nas áreas de desenho, orçamento, ensaios tecnológicos, levantamentos topográficos e planialtimétricos, bem como acompanhamento de organograma.