Eletrotécnica

O Curso Técnico de Nível Médio em Eletrotécnica, do eixo tecnológico de Controle e Processos Industriais, visa preparar profissionais cidadãos com conhecimentos técnicos e éticos, possuidores de competências e habilidades administrativas, proporcionando sólida formação intelectual, ética e técnica, constatada através de estudos e sondagens realizados junto às oportunidades oferecidas pelo mundo do trabalho. Incentivando a participação no mercado de trabalho atual e no próprio negócio, como empreendedor.

Com o curso deseja-se formar um profissional técnico capaz de realizar sua atividade demonstrando domínio das ferramentas e tecnologias disponíveis no mercado, visualizando soluções otimizadas para a área. Para formar este profissional os professores trabalham as disciplinas de forma integrada, com exemplos e situações próximas à realidade vivenciada pelos alunos.

O setor elétrico caracteriza-se pela produção, transporte (transmissão e distribuição) e comercialização de energia elétrica. As qualidades de energia ao longo de todo o processo, a continuidade e a confiabilidade do sistema são regidas por regras e procedimentos, visando sempre manter o fornecimento de energia elétrica para que não ocorram interrupções que não sejam programadas, evitando assim transtornos para os usuários e principalmente para os consumidores industriais e aqueles segmentos essenciais como: controle de tráfego aéreo, hospitais, transportes etc.

O curso visa preparar profissionais-cidadãos competentes técnica, ética e politicamente com um novo perfil de saber, saber fazer e gerenciar atividades de execução, operação e manutenção de instalações e equipamentos eletro-eletrônicos na indústria, em empresas de prestação de serviços e no próprio negócio como empreendedor.

Com esse objetivo pretende-se desenvolver a educação profissional integrada às diferentes formas de educação, ao trabalho, à ciência e à tecnologia, além de oferecer oportunidades para a prática da educação continuada, qualificação e habilitação aos profissionais que já se encontram no mercado de trabalho buscando atualização de conhecimentos tecnológicos integrados ao exercício da cidadania e preocupações com o meio ambiente.