Telecomunicações

O Curso Técnico de Nível Médio em Telecomunicações, do eixo tecnológico de Informação e Comunicação, visa preparar profissionais cidadãos com conhecimentos técnicos e éticos, possuidores de competências e habilidades administrativas e tecnológicas, proporcionando sólida formação intelectual, ética e técnica, constatada através de estudos e sondagens realizados junto às oportunidades oferecidas pelo mundo do trabalho. Incentivando a participação no mercado de trabalho atual e no próprio negócio, como empreendedor.

Com o curso deseja-se formar um profissional técnico capaz de realizar sua atividade demonstrando domínio das ferramentas e tecnologias disponíveis no mercado, visualizando soluções otimizadas para a área. Para formar este profissional os professores trabalham as disciplinas de forma integrada, com exemplos e situações próximas à realidade vivenciada pelos alunos dentro da área.

O objetivo principal do curso é formar um Técnico de Telecomunicações em um profissional habilitado a participar da elaboração de projetos de telecomunicação. Atuar na instalação, operação e manutenção de sistemas de telecomunicações e de telemática. Supervisionar os procedimentos adotados nos serviços de comunicações atendendo a regulamentação específica.

Nesta perspectiva, o ensino médio integrado a formação profissional tem como objetivo a recuperação da relação entre o conhecimento e a prática do trabalho, propiciando aos alunos a formação e o domínio das diversas técnicas utilizadas na produção, atingidas por meio do conhecimento das diversas áreas de conhecimento. As disciplinas do Ensino Médio serão adequadas às necessidades disciplinares do Ensino Técnico, ocorrendo integração entre eles. Promovendo uma formação integral do aluno enquanto cidadão que interfere em seu ambiente social e profissional, de forma consciente e preparada, com qualificação técnica em condições de acompanhar a flexibilidade do mundo do trabalho e preparados para o pleno exercício da cidadania.